05/08/2012

Você Conhece TDAH?




TDAH- Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade é um transtorno neurobiológico do desenvolvimento que compromete crianças (meninos e meninas) desde o nascimento e persiste na vida adulta.
Tem como seus principais sintomas a Desatenção, Hiperatividade e a Impulsividade.
Na desatenção, os portadores não prestam atenção aos sinais das operações matemática; Apresentam muitas dificuldades em seguir instruções, iniciar e terminar tarefas, passando de uma atividade a outra; Perdem objetos com facilidade; São muito esquecidos quanto a datas; Distraem-se facilmente; Possuem dificuldade em manter o foco e atenção na conversa com adultos e professores; Possuem dificuldades em notar e interpretar as regras sociais, como conseqüências os resultados são prejuízos não só ao portador, mas também a sua família, escola, trabalho, casamento entre outros.
Quanto à hiperatividade são agitados; Apresentam dificuldade em permanecer sentados; Estão sempre balançando as pernas, batendo o lápis. Em resumo parecem estar ligado a 220 volts.
Na impulsividade sempre interrompem quando os outros estão falando; Apresentam dificuldade em esperar; Intrometem-se nas atividades dos outros; Falam demais e são repreendidos constantemente.
Vale ressaltar que os portadores de TDAH têm inteligência normal e muitas vezes são confundidos com crianças superdotadas. São criativos, sensíveis, curiosos, atrevidos, possuem muita espontaneidade. Tem o pensamento bombardeado com mil idéias e também falam em demasia.
Mas o transtorno raramente se apresenta isolado. Com uma freqüência maior que 50 % vem acompanhado de outros distúrbios a que chamamos de COMORBIDADES, como: ansiedade generalizada, transtorno bipolar, transtorno de conduta, depressão, abuso de álcool e drogas, transtornos de aprendizagem entre outros. Principalmente se o TDHA não for tratado na infância. 
Após o diagnóstico, dependendo da complexidade de cada caso, muitas vezes, torna-se necessário o tratamento multidisciplinar composto por uma equipe especializada formada por psicólogo, psiquiatra ou neurologista, fonoaudióloga, educadores, acompanhamento psicopedagógico e muitas vezes é imprescindível o uso de medicamento.
É importante esclarecer que o diagnóstico pode ser feito em todas as idades. E é infinitamente melhor que a dúvida para o portador, para a escola e para sua família. Então se você conhece alguém com estes sintomas procure um profissional capacitado para tratar o TDAH.
Deixo um trecho da música de Chico Buarque para completar nossa reflexão:

“Quando nasci veio um anjo safado
O chato do querubim
E decretou que eu estava predestinado
A ser errado assim
Já de saída a minha estrada entortou
Mas vou até o fim” 
(Chico Buarque)

Se quiser acessar mais post sobre o tema acesse: iTribuna
Excelente semana!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Seu comentário é muito importante