17/08/2012

Adulto com TDAH


Após o post: “Você conhece TDAH?”, algumas pessoas entraram em contato e questionaram sobre as características do Adulto com este transtorno. Para esclarecer estas dúvidas escrevo um pouco mais sobre o tema.


No caso de TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade em adultos, o que fica mais evidente é a dificuldade de planejamento, de organização, de administração do tempo e da própria vida.  Geralmente abandonam os estudos e quando chegam à faculdade, muitas vezes interrompem o curso ou nunca estão certos de sua escolha. Apresentam também uma sensação de insegurança crônica e humor oscilante.
Talvez você consiga se lembrar de um colega de trabalho que não consegue ser pontual, não entrega o trabalho dentro do prazo, sua mesa fica uma montanha de papéis a serem organizadas, fala demais, não consegue permanecer sentado ou já mudou de emprego inúmeras vezes. Essa pessoa pode apresentar o transtorno e ainda não ter sido diagnosticada. É comum que as pessoas mais próximas relatem que ele sempre foi assim.

Algumas características são marcantes como a reatividade emocional, a impaciência e a impulsividade. Mas vale ressaltar, que o adulto portador do transtorno que possua boas habilidades sociais é geralmente visto com bons olhos e valorizado na área profissional. Muitas vezes são encontradas em altos cargos de grandes multinacionais ou são grande empreendedores de muito sucesso.
Neste caso contam com o apoio de secretárias eficientes para o gerenciamento do tempo e planejamento que são deficitários.
É importante esclarecer que o estilo de vida constantemente conectado e intenso de hoje é especialmente favorável à concentração pobre e à sobrecarga da memória. Perde-se a gerência do tempo com a mensagem instantânea do celular, com a informação nova do email ou com celular tocando...  São eventos necessários para o desempenho da vida diária moderna que acabam gerando o PSEUDO TDAH, que também precisam ser diagnosticado e tratado, tanto nos adultos quanto nas crianças.
Na dúvida procure um profissional capacitado para uma avaliação.
Espero ter ficado mais claro, mas se ainda tiver alguma questão envie um email para contatoa.bogdan@hotmail.com, terei muita satisfação em responder sua pergunta.

Excelente fim de semana!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seu comentário é muito importante