24/06/2012

AS SEGUNDAS-FEIRAS SÃO MESMO TÃO RUINS?


Agora são 21 horas de domingo e eu ,como a maioria das pessoas, assim imagino, estou com a cabeça no início da semana e consequentemente na segunda-feira. E foi pensando nela, na Segunda...que encontrei o texto abaixo e achei ótimo!! Direto da Super Interessante:
Sabe do que eu gosto em relação às segundas? Nada“. É bem provável que você também pense dessa forma. Tem até quem sinta uma vontadezinha de chorar quando o despertador toca e a semana útil está ali, dando um tapa na sua cara. A gente se acostumou a odiá-las, mas as segundas-feiras são mesmo tão ruins? A resposta é sim. E, ao mesmo tempo, não. ( Como assim?)
De fato, certas coisas ruins tendem a acontecer mais nas segundas-feiras. O mercado de ações, por exemplo, rende menos, diz um estudo das universidades de Chicago e da Pensilvânia (EUA) — supostamente, porque o otimismo dos investidores diminui durante o fim de semana. O número de suicídios aumenta, especialmente entre as pessoas de meia-idade, de acordo com uma pesquisa da Universidade da Califórnia (EUA). E presta atenção nessa: os serviços de atendimento telefônico que dão informações sobre DSTs recebem um número maior de ligações, segundo pesquisadores da Universidade de Maastricht (Holanda) — o pessoal fica especialmente preocupado em ter contraído alguma coisa durante o fim de semana.
Mas o trânsito, ao contrário do que muita gente acha, é mais tranquilo nas segundas (e nas sextas) do que nas terças, quartas e quintas. Quem diz é o pesquisador britânico Tim Harford — e o palpite dele é que são esses os dias em que as pessoas escolhem faltar no trabalho.  
E o nosso humor? Ele não sofre tanto quanto a gente acha com o início da semana. No livro Stumbling on Happiness (no Brasil, O que nos faz felizes), o autor Daniel Gilbert, professor de psicologia da Universidade de Harvard (EUA), explica que, assim como superestimamos o quão felizes vamos nos sentir no dia do nosso aniversário, subestimamos nossa felicidade nas manhãs de segunda. Ou seja, você sempre acha que vai acordar querendo morrer — e continua achando, por costume —, mesmo que a realidade nunca seja tão ruim.
No fim das contas, a culpa é toda nossa. Um estudo da Universidade de Sidney (Austrália) aponta que gostamos de prever nosso humor para cada dia da semana — mas não somos bons nisso. Não gostamos das segundas-feiras porque nos prendemos à ideia de como achamos que vamos nos sentir na segunda-feira, e não em como realmente nos sentimos.
Ouviu? Então pare de fazer o coitadinho e dê uma animada aí. A segunda pode ser sua amiga.
E ela esta chegando!!! Boa segunda a todos e excelente semana!!
Angelis

4 comentários:

  1. Realmente, meu humor não muda nada por ser segunda, é o mesmo de todos os outros dias da semana. Pra mim, o que faz a segunda ser temida ou não, é a relação que cada um de nós tem com seu trabalho. Quando você ama seu trabalho, quando você faz o que gosta, quando você trabalha com pessoas que você gosta, levantar cedo na segunda não tem nada de ruim. Mas quando não se está satisfeito com o trabalho, segunda se torna um dia temido, e bate aquela tristeza quando o Fantástico te dá boa noite.

    Raquel

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente!!! Na maioria das segundas à noite penso que ela não foi tão ruim como achei que seria. Em compensação, nas sextas-feiras crio uma expectativa maior do que qualquer outro dia da semana!! Não tinha parado para pensar dessa forma, mas acho que realmente adoro prever meu humor e dificilmente estou certa à respeito dele!!!

    Rapha

    ResponderEliminar
  3. Sim, rotularam a segunda-feira!

    Geralmente nos finais de semana vivemos momentos de maior agitação, festas, churrasquinhos, pessoas queridas, tudo de bom para renovar as energias da semana que nos espera!

    Agora, se a segunda-feira, dia de trabalhar, está causando aborrecimentos, é hora de refletir e compreender que emoções são essas!

    No meu caso a segunda-feira não é nada aterrorizante!

    ResponderEliminar
  4. Concordo com a Amanda, a " chamada depressiva segunda-feira" se dá pelo fato de um rótulo criado pelas pessoas. É claro, todos criam expectativas para os finais de semana, pois é neste periodo que saimos da rotina,temos tempo maior para conviver com a familia, para a diversão, ficar ao lado das pessoas que gostamos, o que torna especial. Na minha opnião existe duas situações para este rótulo.
    Aquelas que, por não estar satisfeita como por exemplo: o trabalho, faculdade e entra em panico só de pensar nos problemas a resolver, as pessoas que terá que conviver, aquela aula que você acha "super chata" pq tem mais de dificuldade com o conteudo, aquele trabalho p/ apresentar ou aquela prova de 3 páginas que você lê a questão no minimo três vezes e outras pelo simples abito que as pessoas criam de achar que a segunda-feira é ruim somente pelo rótulo que se foi dado, sem ao menos refletir o que tem de ruim.

    Fátima

    ResponderEliminar

Seu comentário é muito importante